base de conhecimento e documentação estruturada

À medida que a tecnologia evolui, a informação (oficial e não oficial) pode ser consultada em lugares cada vez mais díspares e por mais fontes, o que muitas vezes torna complexa a tarefa de analisar determinado tema.
Nesta nossa área, o objetivo é agregar de forma estruturada, informação relacionada com as “nossas” temáticas, de modo a permitir que os nossos visitantes, com características autodidatas, tenham acesso num único local, à informação que no nosso entender, é relevante.
A forma como estruturamos a informação é baseada na nossa interpretação do tema, pelo que, a informação e a forma como expomos essa informação (e documentação), apenas materializa a opinião da trusted, sobre a temática em causa.
sobre o regulamento e ecossistema eIDAS

O nome eIDAS (electronic IDentification, Authentication and Trust Services) é comummente conhecido e associado ao Regulamento Europeu 910/2014, de 23 de julho.
Este Regulamento, o eIDAS, estabelece uma framework de segurança da informação impar, integrando as vertentes jurídicas, procedimentais, recursos humanos, física e tecnológica, proporcionando validade jurídica às transações eletrónicas, permitindo que os Cidadãos, as Empresas e o Estado, tenham à sua disposição meios seguro e autênticos, para uma efetiva transição para o digital.
Nesta área iremos disponibilizar a informação que consideramos mais relevante, sobre as matérias e atores que integram e são reguladas pelo eIDAS.
sobre segurança da informação++

Para que uma organização possa proteger de forma adequada a sua informação, o estabelecimento de regras para a classificação da informação, tendo por base a gravidade do impacto da divulgação, assume importância capital para a efetiva proteção dessa informação.
Uma efetiva proteção carece do estabelecimento de controlos e medidas de segurança, em diversos vetores, entre os quais se destacam a segurança pessoal, a segurança física das instalações, a gestão da informação e procedimentos e a information assurance.
Nesta área vamos agrupar a informação que consideramos mais relevante, relativamente a regras e medidas para proteção de informação critica/sensível e que poderá ser utilizada para proteção de informação institucional e/ou como complemento às normas de referência comerciais.
(brevemente)
sobre cibersegurança

Nesta área, é nossa intenção segmentar de forma simples e o mais coerente possível, as diferentes necessidades legais em matéria de cibersegurança que são exigidas às empresas e organizações.
Será também elaborada uma secção de “quem é quem” e quais as responsabilidades (abreviadas) de cada um dos atores com relevância.
(brevemente)